quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PROGRAMAS - Pure Data (Free)



O Pure Data (q nós chamamos de PD) é um programa desenvolvido para ser usado, no nosso caso, em reprodução de sons ao vivo e é free. Pra quem brincou de Lego na infância, esse programa pode carregar tal analogia: assim como no brinquedo, em que se montam objetos ligando pecinhas umas nas outras, é assim tb que a estrutura lógica do PD funciona. Criamos caixas (cada qual com um comando específico) e ligamos as caixas, gerando assim um algoritmo, uma "pequena máquina de fazer e modificar sons". A grande diferença desse programa pros programas de edição e mixagem comerciais mais usados é que aqui vc começa com uma "folha em branco": vai escolhendo e ligando as caixinhas, se tornando assim o programador, com mais liberdade. Demanda mais aplicação, mas pode se tornar uma brincadeira divertida e sem fim!

Como exemplo inicial, vai aí um videozinho-tutorial de PD para iniciantes. Nele, vcs podem ver como funciona a montagem de um oscilador simples que gera um som (a chamada síntese sonora, sintetizar sons!). Sem dramas, sem traumas, apenas... ligue as caixas !! :)

Se, ao invés de querer gerar um som, vc quertocar um que esteja já gravado no seu computador, aqui está outro exemplo de como fazê-lo no PD. Vc pode estar se perguntando: "mas essa trabalheira toda só pra tocar um sonzinho?" Ok, é. Mas a graça é que vc pode, ligando as caixas, fazer malabarismos com esse som, transformando-o. Resignificando-o. Aqui, um patch mais complexo que usa um ritmo originalmente igual e repetitivo (é a imagem sonora que vemos no canto superior esquerdo do video) e, com as rotinas criadas no PD, muda-o constantemente, criando uma variação rica de ritmos a partir de um único ritmo (chamado "beat slicer") . Bem ao estilo Squarepusher (um ótimo exemplo de um cara que levou o beat slicer ao extremo, com qualidade e bom gosto).

Nessa página, vcs acham o link pra baixar (Download PD), tutoriais e manuais (Documentation).





Um comentário: